Buscar
  • Poliana Alencar

12 hábitos de pessoas produtivas

Atualizado: Fev 26

Hoje em dia se fala muito em produtividade, mas afinal, o que é ser produtiva? Tem a ver em produzir mais em menos tempo.


Mas não se engane está ocupada, não significa ser produtiva. Você pode se ocupar, mas não fazer nada de importante, e ficar apenas perdendo tempo com coisas sem nenhuma relevância.


O primeiro passo para desenvolver essa habilidade é mudar alguns pensamentos por meio de atitudes e estratégias no dia a dia.

12 hábitos de pessoas produtivas

Com isso, você vai ter mais foco e alcançar os resultados que tanto deseja. Então, vamos as dicas:


1- Se organize

Se você quer ser mais produtiva, seja organizada. A organização ajuda a não perder tempo procurando pelas coisas, pois você sabe exatamente onde está, e isso facilita demais a sua vida.


Organize sua casa, seu guarda-roupa, sua rotina. Jogue fora o que não serve e doe o que não usa.


Isso serve também para o ambiente digital: fotos, e-mails, vídeos, arquivos e aplicativos.

Com organização dá para ser produtiva e fazer tudo em menos tempo.


2- Planeje como será o seu dia

Para ser produtiva você precisa se planejar. E a melhor forma é organizar como será o seu dia, faça uma lista de todas as coisas que deseja fazer.


No topo coloque as prioridades, o que é realmente importante para você. Pode anotar numa agenda ou no celular, fica ao seu critério.


Eu, prefiro escrever num papel, mas isso depende de cada um, o que importa é ter esse hábito diariamente. Pois isso ajuda a ter mais foco no dia a dia e não perder tempo à toa.


3- Priorize o que é importante

Qual a razão para desperdiçar o tempo com coisas que não são importantes? Portanto, analise se aquilo que você quer tem relevância na sua vida.


E se não tiver, delete, por exemplo, estudar, praticar atividade física tem importância, vale a pena priorizar. Mas ficar nas redes sociais o tempo todo é perder tempo, por isso, se policie, estipule horários para ver as mídias digitais.


Faça o que é importante e urgente primeiro.


Às vezes nem percebemos, mas perdemos tanto tempo com bobagens que não nos leva a lugar nenhum.


4- Descubra quais os momentos de produtividade

Todo mundo tem aquele período no qual é mais produtivo. Eu por exemplo, funciono melhor pela manhã, então uso esse horário para me exercitar e estudar.


Já outras pessoas produzem mais à tarde, outros durante à noite. Identifique qual é a melhor hora para você, e faça as atividades de mais prioridade nesse horário. E no restante do dia faça as que são menos importante.


5- Não deixe para depois o que precisa ser feito agora

A procrastinação é umas das coisas que mais atrapalha a produtividade. Deixar tudo para depois, quando deveria ser feito agora só prejudica o seu rendimento. Além de acumular as tarefas.


E quando você percebe tem tanta coisa para fazer e não sabe nem por onde começa.


Para mudar isso, quando bater a preguiça, lembre-se de quantas coisas que poderia ter realizado se não deixasse nada para depois. Foque nos objetivos.


6- Faça uma coisa de cada vez

Se você tem mil coisas para fazer e que exige um alto nível de concentração, se organize, mantenha o foco e faça uma coisa de cada vez.


Não pense que ser produtiva é fazer tudo ao mesmo tempo, tentar ser multitarefas pode até adiantar o trabalho. Mas a qualidade jamais será a mesma.


E sabe por quê? Não teve foco em se concentrar em cada objetivo.


7- Use aplicativos para te ajudar

Há alguns aplicativos que ajudam a ser mais produtiva no dia a dia, entre eles o meu preferido e um dos mais conhecidos, o Google Now


Ele pode ser usado em notebooks, smartphone e tablets e, o melhor, serve como assistente pessoal.


Com o Google Now você pode pesquisar na internet, enviar mensagens, fazer chamadas, programar a sua agenda entre outras funções usando o comando de voz.


É muito bom, eu super recomendo, pois não há necessidade de parar o que está fazendo, é só dar o comando e o aplicativo faz tudo, simples né?


Esse é apenas um exemplo, além do Google Now existem vários outros é só pesquisar e ver qual o melhor se identifica.


8- Durma bem

Você dorme bem? Sabia que grande parte dos brasileiros tem algum problema na hora de dormir, eu já tive insônia e me recuperei.


Confesso que não foi fácil, ficava horas me virando de um lado para outro e não dormia, fiz tratamento, acupuntura e hoje durmo bem. Estou contando essa história a você porque a qualidade do sono interfere na produtividade.


Quem dorme mal se acorda de mau humor, sem energia, cansada e sem disposição. Logo, não se torna produtiva.


Poderia fazer uma lista de várias coisas para você fazer antes de dormir. Mas vou deixar duas importantes: se desligue de tudo e relaxe.


E quando falo em desligar não é só da televisão, computador, smatphones é de tudo mesmo: pensamentos negativos, pessoas tóxicas, ansiedade e estresse.


Limpe a sua mente e vá dormir sem pensar em nada, é o seu momento.


9- Acorde cedo

Não sei como é a sua rotina, mas se você está lendo esse post é porque quer mudar os hábitos. E eu fico muito feliz em poder ajudar, então, vamos juntas.


Lembra que eu citei que a qualidade do sono ajuda na produtividade? Dá mesma forma acordar cedo também.


Se for possível, durma e acorde mais cedo. Pois dessa forma dar para adiantar todas as suas tarefas em menos tempo.


10- Fuja das distrações

Há muitas distrações no dia a dia que podem afetar o desempenho dos seus projetos, a boa notícia é que algumas você tem como controlar.


Por exemplo, redes sociais, televisão, conversas paralelas tudo isso precisa ser deixado de lado antes de concluir suas tarefas importantes.


Desligue as notificações do celular, avise as pessoas que está ocupada para ninguém te perturbar. E logo vai perceber que fará o seu trabalho em menos tempo.


11- Aprenda a dizer não

Muitas pessoas tem dificuldade em dizer não, mas às vezes é necessário.


Dizer sim para todas as pessoas e situações que você não está a fim de fazer ou coisas que não são importantes, é perder tempo.


E para ser produtiva tempo vale ouro, cada segundo.


12- Estabeleça metas

Uma vida sem meta não funciona, você precisa ter objetivos, algo para conquistar. Essa história de “deixa a vida me levar”, não vai te levar para lugar nenhum.


As metas precisa ser divididas em curto, médio e longo prazo, pois vai te ajudar a manter o foco, a motivação e, sobretudo, a produtividade.

Gostou deste post? Então, compartilha, deixe o seu comentário.

3 visualizações

© 2020. Poliana Alencar. Todos os direitos reservados.