Buscar
  • Poliana Alencar

9 alimentos que você precisa ter no seu cardápio

Atualizado: Fev 26

Há cada dia surgem novos estudos comprovando que por meio de uma alimentação saudável, dá para prevenir e até tratar doenças.


Alguns alimentos são considerados funcionais, pois contêm poderes terapêuticos que vão além de nutrir o corpo.

9 alimentos que você precisa ter no seu cardápio

Mas não basta consumir eles uma vez ou outra, é preciso incluir esses alimentos regulamente, apostando sempre numa dieta variada.


Fatores como: má alimentação, estresse, cigarro, sedentarismo e o consumo excessivo de álcool podem interferir. O ideal é buscar sempre a orientação de um nutricionista.


Confira agora a lista dos superalimentos:

1- Azeite

Um excelente alimento que não pode faltar no seu cardápio, mas é preciso ficar atenta, porque nem tudo que vende por aí é considerado azeite.


É fundamental checar as informações nos rótulos, para não comprar o produto errado. O mais recomendando é o azeite extravirgem, com acidez de até 0,8%.


Portanto, quanto menor a acidez, mais puro e melhor será sua qualidade nutricional.


Aliado a uma dieta equilibrada, ele ajuda na prevenção de doenças relacionadas ao coração, protege do câncer de mama e do pulmão.


O azeite contém gorduras boas e possui ação antioxidante. Porém, muita gente tem dúvida sobre o consumo do azeite, se ele pode ser aquecido?


De acordo com os especialistas ele não perde as propriedades nutricionais, portanto, pode ser usado para refogar as comidas.


Não é à toa que ele é o queridinho da dieta mediterrânea, considerada umas das mais saudáveis do mundo.


2- Alho

O alho é um poderoso alimento, e não se serve apenas para temperar as comidas, ele têm diversos benefícios: serve como expectorante, reduzindo o muco provocado por gripes e resfriados, possui ação antibacteriana.


E é um excelente aliado para imunidade e ajuda a reduzir o colesterol alto.


O ideal é comer o alho in natura, você pode adicionar na salada, pois quando ele é refogado ou frito perde algumas propriedades nutricionais.


3- Chocolate amargo

Atenção chocólatras, o chocolate amargo aparece na lista dos alimentos benéficos para a saúde, isso graças a catequinas e procianidinas – substancias nas quais têm poder antioxidante.


Mas, só vale o 70% cacau, hein! Nada de chocolate ao leite, e o consumo deve ser sempre moderado, um quadradinho ao dia é o suficiente.


4- Arroz integral

O arroz integral contém vitaminas e minerais como: zinco, cobre, manganês e selênio.


É excelente para a saúde, e ajuda na dieta, pois promove a saciedade, além de ser rico em fibras que contribui para a flora intestinal.


5- Cebola

Outro alimento que merece destaque no seu cardápio, é a cebola, ela preveni o câncer, tem ação antibacteriana, contribui para imunidade e é antioxidante.


Outra vantagem é que a cebola ajuda a diminuir o colesterol alto, a melhor forma de consumo é in natura, e ela pode ser usada tanta nas saladas quanto para refogar diversos pratos.


6- Ovo

Ovo um dos alimentos mais nutritivos do mundo

Está aí um alimento que não pode faltar na sua alimentação, ele já teve fama de vilão por conta do colesterol.


Mas atualmente é considerado um dos alimentos mais saudáveis do mundo.


Só para você ter uma ideia, o ovo é bom para a pele, os cabelos e as unhas. A gema então, é supernutritiva tem uma substância chamada carotenoide colina que atua no cérebro ajudando na memória.


Já a clara é uma excelente fonte de proteína ideal para quem pratica atividade física.

Para quem está com os níveis de gorduras no sangue e a diabetes controlada, dois ovos por dia faz muito bem.


Caso suas taxas estejam acima do normal, o melhor é comer apenas um ovo diariamente ou buscar orientação de um nutricionista.


O alimento é bem versátil dar para preparar omelete, crepioca, cozinhar e fazer ele mexido.


Mas, nada de adicionar margarina, manteiga e nem óleo, prefira os ovos orgânicos ou os de capoeira, eles são mais saudáveis do que o de granja.


7- Probióticos

Como está o seu intestino, será que você tem cuidado bem dele, sabia que ele é considerado o nosso segundo cérebro?


Sim, é isso mesmo, o intestino vai além de processar a comida, 70% das células do nosso sistema imunológico vivem no intestino.


Ou seja, sua imunidade também depende dele. Por isso, que os probióticos são excelentes, os leites fermentados e os iogurtes ricos em micro-organismos resistem à digestão e colonizam o intestino.


Com isso, impedem que as bactérias se proliferem evitando desequilíbrios intestinais. Hoje em dia há uma variedade de probióticos nos supermercados.


Porém, antes de sair por aí comprando qualquer um, leia sempre o rótulo, prefira os desnatados e sem sabor. Inclua no seu café da manhã ou no lanche da tarde regulamente.


8- Frutas vermelhas

Que tal parar o tempo, e ficar sempre com aspecto jovem, seria um sonho né?


Mas é possível sim, com a alimentação, tudo vai depender do seu estilo de vida, por meio de uma dieta equilibrada e hábitos saudáveis: não fumar, dormir bem, se proteger do sol, evitar bebidas alcoólicas, estresse, cuidar da pele e incluir alguns alimentos.


Por exemplo, as frutas vermelhas; morango, framboesa, amora e mirtilo. Elas são antioxidantes, ricas em minerais e vitaminas, em especial a vitamina C, importante para a formação do colágeno no qual dá firmeza a pele.


Além disso, contribui para a prevenção de diversas doenças, consuma as frutas vermelhas diariamente na sua dieta, pode ser no suco, na salada de frutas, no iogurte ou in natura.


9- Abacate

Ele não podia deixar de estar nesta lista, o abacate é uma delícia, é antioxidante, rico em vitaminas, minerais e é considerado um dos alimentos mais saudáveis.


Há alguns anos era visto como inimigo da dieta por ser calórico, no entanto, já foi comprovado por meio de pesquisas o quanto a fruta tem benefícios para a saúde.


Entre as vantagens: reduz os níveis de colesterol, de triglicerídeos e age como anti-inflamatório natural.


O abacate também é fonte de ômegas 6, 7 e 9, contém fibras que ajuda na saciedade.


O ideal é consumir a fruta de 2 ou 3 vezes por semana no café da manhã ou no lanche da tarde, de preferência sempre in natura, evite acrescentar açúcar em excesso e leite integral.

Gostou deste post? Então, compartilha, deixe o seu comentário.

1 visualização

© 2020. Poliana Alencar. Todos os direitos reservados.